Alquimia - Transmutação

Para a alquimia, transmutação é a conversão de um elemento químico em outro. Este conceito é também aplicado com características próprias na genética e na física nuclear.

Desde os primórdios da alquimia ocidental, acreditava-se que era possível a transmutação de metais vis - como o chumbo, antimônio e bismuto (apesar de não os distinguir como elementos distintos) - em metais nobres - como a prata e principalmente o ouro. Em geral, especialmente ao longo de sua evolução, isso era tomado tanto em um sentido material como espiritual.

Com o florescimento do conhecimento científico, constatou-se que a transmutação alquímica, conforme defendida pelos alquimistas, é improvada.

Por outro lado, este fenômeno ocorre na natureza espontaneamente quando certos elementos químicos e isótopos possuem núcleos instáveis. Em tais elementos, se produzem fenômenos de fissão nuclear , que se transformam em novos elementos de números atômicos inferiores, até que os seus núcleos se tornem estáveis ( geralmente adquirindo a estabilidade do chumbo ).

O fenômeno contrário, a transmutação em elementos de números atômicos maiores, dá-se em temperaturas elevadas, como as que são registradas no sol. Este processo é denominado de fusão nuclear.

Estes processos naturais podem ser produzidos pelo homem. Já foi realizada a transmutação de chumbo à ouro, retirando 3 prótons e 8 neutrons por meio de bombardeamento.


Transmutação em Fullmetal alchemist

Os círculos de transmutação são usados pelos alquimistas para que possam fazer transmutações de matéria com alquimia, esse círculo possui desenhos de certas coisas ou elementos como terra, água, ou outros, alguns círculos têm funções que a maioria dos outros círculos não teria poder o suficiente para transmutar. Desenha-se o círculo em uma superfície, e no centro coloca-se o material, depois o alquimista coloca as duas mãos sobre o círculo e aparecerá uma luz sobre este (a cor varia de círculo par círculo, no animê são retratados azul, amarelo, branco, roxo, verde e vermelho) e ele modificará tais componentes. Também há a transmutação humana, ou seja, transmutação com uso de humanos como sacrifício, como a criação de homunculus, a combustão de um corpo, a fusão de matérias ao corpo, à anexação de alma em objetos. Nesta última, o círculo de transmutação deve ser feito com sangue do alquimista, e se o círculo for danificado a alma voltará para o "além". A criação da pedra filosofal requeira que humanos sejam sacrificados no centro de um círculo. Na série Fullmetal Alchemist, vários desses círculos e experimentos são mostrados.

A transmutação compreende três estágios, algumas transmutações não compreendem todos esses três estágios, podendo pular um, ou parar em outro:

  1. Compreensão: possuir conhecimentos sobre a transmutação, o círculo;
  2. Decomposição: decompunha-se o objeto;
  3. Reestruturação: depois da decomposição o objeto se transforma em outro, ou seja, ele se reestrutura .

Transmutações orgânicas

Uma transmutação orgânica é uma transmutação que envolve um ser vivo como a criação de Quimeras, de Homúnculos, a combustão de um corpo e etc. A Transmutação Humana é um tabu.

O principal objetivo dos irmãos Elric, que são os protagonistas de Fullmetal Alchemist é recuperar seus corpos, algo que possível dentro da transmutação orgânica (desde que tenham uma Pedra Filosofal verdadeira é claro). O braço e a perna de Edward podem ser trazidos novamente com a Pedra Filosofal que regeneraria esses membros. Alphonse poderia ter seu corpo de volta é claro auxiliado por essa pedra, assim, fixando sua alma em outro corpo ou senão usar a porta da alquimia para obter seu corpo de volta, já que foi lá que ele o perdeu.

Transmutação Humana

A transmutação humana é um tabu, é a transmutação com uso de humanos como sacrifício. O termo pode designar qualquer transmutação que envolva um ser humano, assim como também a transmutação humana que ressuscita uma pessoa. Na teoria, tal transmutação é possível, porém na prática ela nunca funciona. O corpo que aparecerá não será o mesmo, ele não será a mesma pessoa. Com a Lei da Troca Equivalente, a pessoa criada nunca terá as mesmas memórias, nunca será a mesma. E por causa de um fator, qualquer transmutação humana dá errado, o erro não está na teoria, e sim na mente dos alquimistas, os quais acreditam que uma vida pode voltar.

Postagens mais visitadas