Djins
O djin, na demonologia árabe e muçulmana, é um espírito capaz de assumir a forma de um homem ou animal e de exercer influências sobrenaturais sobre pessoas, para o mal ou para o bem. Eram populares na literatura do oriente médio, como nas histórias das Mil e Uma Noites.
São os espíritos travessos que foram criados por Alá a partir do fogo, sendo os intermediários entre os homens e os anjos.
Os Djins, segundo a tradição, ajudavam os sábios e adivinhos a prever o futuro. Para tanto, subiam até a ante-sala do céu, de onde espionavam a conversa dos anjos a respeito do que estava por acontecer.
Os djins aparecem várias vezes no Alcorão, como no capítulo 72, SURAT AJJIN (Surata d´os Gênios).“E, entre nós (os gênios) há virtuosos e há também os que não o são, porque formamos distintas seitas. E consta-nos que jamais poderemos safar-nos de Deus na Terra, nem tampouco iludi-Lo, fugindo (a outras paragens). E quando escutamos o guia, cremos nele; e quem quer que creia em seu Senhor, não há temer fraude, nem injustiça.
Antes de chegar ao ocidente, segundo as lendas, os Djins tinham um grande poder e podiam realizar pedidos infinitos, e não apenas três.