O que e direita no Brasil
MINHA LEITURA SOBRE A DIREITA BRASILEIRA
👑 1. O PODER ANTES DA REPÚBLICA
Minha tese começa antes de 1889.
Durante o Império, poder não significava apenas ocupar um cargo. Poder significava terra, patrimônio, sobrenome, relações familiares, proximidade com a Coroa, influência política e reconhecimento social.
A estrutura nobiliárquica brasileira seguia, de forma simplificada:
BARÃO → VISCONDE → CONDE → MARQUÊS → DUQUE
Esses títulos representavam posição, prestígio e proximidade com a estrutura imperial.
Exemplos conhecidos:
- Barão de Mauá — empresário, banqueiro e industrial;
- Visconde do Rio Branco — político e chefe de governo;
- Conde d'Eu — marido da princesa Isabel;
- Marquês de Olinda — regente e chefe de governo;
- Duque de Caxias — militar, político e uma das principais figuras do Império.
O caso de Caxias simboliza bem essa estrutura porque ele passou sucessivamente por:
Barão → Visconde → Conde → Marquês → Duque
Minha leitura é simples: naquela sociedade, poder, família, patrimônio e posição social eram elementos muito mais explicitamente conectados.
---
🏛️ 2. 1889: CAI A MONARQUIA, NASCE A REPÚBLICA
Em 1889, a Monarquia termina e os títulos deixam de integrar a organização oficial do Estado.
Mas as famílias desapareceram?
As terras desapareceram?
O dinheiro desapareceu?
As propriedades desapareceram?
Os sobrenomes desapareceram?
As redes de relacionamento desapareceram?
Minha resposta é: não.
A República alterou o regime político, mas não reiniciou a sociedade brasileira do zero.
Quem possuía patrimônio continuou possuindo patrimônio.
Quem possuía terra continuou possuindo terra.
Quem possuía relações políticas continuou inserido nessas redes.
É justamente daí que parte minha tese de continuidade.
---
🎖️ 3. DO NOBRE AO CORONEL
Com a República, a antiga estrutura precisa se adaptar.
Sai de cena o título nobiliárquico como instituição oficial.
Ganha força outra figura:
o coronel.
Não necessariamente um coronel profissional das Forças Armadas, mas o grande proprietário e chefe político regional capaz de articular terra, votos, empregos, alianças e relações com o Estado.
O coronelismo da Primeira República esteve associado justamente a grandes proprietários, poder local e controle político regional.
Minha analogia é:
REI
↓
CORTE
↓
NOBREZA
↓
GRANDES PROPRIETÁRIOS
↓
CORONÉIS
↓
OLIGARQUIAS REGIONAIS
↓
PREFEITOS / GOVERNADORES / DEPUTADOS / SENADORES
↓
CLÃS POLÍTICOS
Minha tese não exige que cada personagem seja descendente biológico direto do anterior.
Ela trata de continuidade das estruturas de poder.
O título muda.
O regime muda.
A forma de legitimação muda.
Mas patrimônio, influência, família e capital político podem atravessar gerações.
---
🩸 4. SANGUE, FAMÍLIA E HERANÇA
Durante a Monarquia, posição social podia ser explicitamente associada a linhagem, família, propriedade, título e proximidade com a Coroa.
Com a República, já não seria possível sustentar publicamente:
“tenho autoridade porque pertenço à nobreza.”
Era necessário outro vocabulário político.
Na minha interpretação, entram com força conceitos como:
- tradição;
- família;
- propriedade;
- ordem;
- autoridade;
- mérito;
- religião;
- hierarquia;
- continuidade;
- herança.
O que anteriormente poderia aparecer como:
“preservar a linhagem e a casa”
passa a aparecer como:
“preservar a família, a tradição e o patrimônio.”
---
📚 5. A CONSTRUÇÃO IDEOLÓGICA
É aqui que está uma parte central da minha tese.
Depois que o direito explícito de sangue deixa de possuir legitimidade política, surge a necessidade de justificar a permanência dessas estruturas por outra linguagem.
Conceitos provenientes da filosofia clássica, religião, moral e tradição são incorporados às correntes conservadoras modernas.
Ideias relacionadas a família, virtude, autoridade, propriedade, hierarquia e ordem social passam a compor essa construção.
Minha crítica não é à filosofia grega ou romana.
É ao uso seletivo desses conceitos para transformar uma estrutura histórica específica de poder em uma suposta ordem natural das coisas.
Na minha leitura, cria-se uma justificativa intelectual sofisticada para algo muito mais antigo:
preservar posição, patrimônio, influência e continuidade familiar.
---
⛓️ 6. A ESCRAVIDÃO TERMINA; O PATRIMÔNIO NÃO É ZERADO
A escravidão termina juridicamente em 1888.
A Monarquia cai em 1889.
Mas o fim jurídico da escravidão não significou automaticamente redistribuição de terras, fazendas, imóveis, empresas, patrimônio ou heranças.
Famílias proprietárias entraram na República ainda podendo controlar grandes parcelas do patrimônio acumulado anteriormente.
Minha provocação é exatamente essa:
a estrutura jurídica mudou mais rapidamente que a estrutura patrimonial.
A República alterou as regras políticas.
Ela não apagou o passado econômico.
---
🧬 7. DEZ EXEMPLOS ATUAIS OU POLITICAMENTE ATIVOS
Os exemplos abaixo não pertencem todos à mesma família nem possuem exatamente o mesmo tipo de origem. Alguns têm ligação direta com a antiga família imperial; outros descendem de homens ligados ao governo imperial; outros vêm de linhagens de coronéis e oligarquias regionais.
O ponto em comum é a transmissão de capital político através das gerações.
1. Luiz Philippe de Orleans e Bragança — PL/SP
Deputado federal em exercício.
É integrante direto da antiga família imperial brasileira e descendente de D. Pedro I, D. Pedro II e da princesa Isabel. É hoje o caso mais explícito de continuidade entre a antiga casa imperial e a política eleitoral republicana. A Câmara confirma seu mandato atual, e sua descendência imperial é amplamente documentada.
A sequência aqui é praticamente literal:
MONARQUIA → CASA IMPERIAL → REPÚBLICA → CONGRESSO
---
2. Lafayette de Andrada — PL/MG
Deputado federal em exercício.
É descendente direto, pela sexta geração, de José Bonifácio de Andrada e Silva, ministro de D. Pedro I, participante central da Independência e posteriormente tutor dos filhos do imperador. A Câmara confirma tanto seu mandato atual quanto sua descendência.
Sua família está presente na política brasileira desde a formação do próprio Estado nacional.
D. PEDRO I → JOSÉ BONIFÁCIO → FAMÍLIA ANDRADA → SEIS GERAÇÕES → CONGRESSO
---
3. Ronaldo Caiado — PSD/GO
Governador de Goiás e político nacional em atividade em 2026.
Seu avô, Antônio Ramos Caiado, o Totó Caiado, foi deputado, senador e um dos coronéis mais influentes de Goiás durante a Primeira República, comandando a chamada oligarquia Caiado. Ronaldo Caiado filiou-se ao PSD em março de 2026.
Aqui aparece com clareza:
CORONEL → OLIGARQUIA ESTADUAL → VÁRIAS GERAÇÕES DE POLÍTICOS → GOVERNADOR
---
4. Pedro Lupion — Republicanos/PR
Deputado federal em exercício.
É descendente de uma tradicional família política paranaense. Sua bisavó Hermínia Rolim era neta do coronel Telêmaco Borba, chefe político regional e deputado estadual. Pedro também é bisneto do ex-governador Moisés Lupion e filho do ex-deputado Abelardo Lupion. Seu mandato e partido atuais são confirmados pela Câmara.
A sequência familiar é:
CORONEL TELÊMACO BORBA → FAMÍLIA POLÍTICA → GOVERNADOR MOISÉS LUPION → ABELARDO LUPION → PEDRO LUPION
---
5. Ozires Pontes — prefeito de Massapê/CE
Prefeito em exercício em 2026.
É bisneto do coronel João Pontes, que também foi prefeito de Massapê e deputado estadual. Entre as gerações seguintes aparecem seu avô Ozires Pontes, seu pai Luiz Pontes — ex-senador e ex-presidente da Assembleia Legislativa — e finalmente o atual prefeito.
Temos novamente:
CORONEL → PREFEITO / DEPUTADO → SENADOR → PREFEITO
---
6. Fernando Coelho Filho — União Brasil/PE
Deputado federal em exercício.
Pertence à tradicional família Coelho de Petrolina. Seu bisavô político-familiar é Clementino de Souza Coelho, o Coronel Quelê, grande proprietário e chefe político regional. Estudos acadêmicos identificam justamente no Coronel Quelê a origem da oligarquia política dos Coelho em Petrolina. Fernando Coelho Filho exerce mandato federal em 2026.
A linha passa por:
CORONEL QUELÊ → FILHOS GOVERNADORES/SENADORES/DEPUTADOS → FERNANDO BEZERRA COELHO → FERNANDO COELHO FILHO
---
7. Miguel Coelho — União Brasil/PE
Ex-prefeito de Petrolina e político ativo nas eleições de 2026.
É irmão de Fernando Coelho Filho e bisneto do Coronel Quelê. Reportagens sobre a família registram explicitamente essa genealogia e descrevem Clementino Coelho como chefe político local. Miguel continua participando ativamente da política pernambucana em 2026.
É outra geração do mesmo clã:
CORONEL QUELÊ → DINASTIA REGIONAL → MIGUEL COELHO
---
8. Antônio Coelho — União Brasil/PE
Deputado estadual e candidato novamente em 2026.
Também pertence à mesma linhagem do Coronel Quelê e representa outra ramificação contemporânea da família Coelho. Sua candidatura atual pelo União Brasil está registrada para as eleições de 2026.
Portanto, uma única estrutura familiar iniciada no coronelismo regional produz hoje simultaneamente políticos em diferentes níveis do Estado.
---
9. Fernando Bezerra Coelho — liderança política de Pernambuco
Ex-senador, ex-ministro, ex-deputado e ex-prefeito, continua sendo uma liderança política ativa da família Coelho.
É neto do Coronel Quelê. Durante décadas ocupou cargos municipais, estaduais e federais e posteriormente viu três filhos ingressarem na política.
Aqui a transmissão aparece quase didaticamente:
CORONEL → NETO SENADOR/MINISTRO → FILHOS DEPUTADOS/PREFEITOS
---
10. Guilherme Coelho — liderança política de Petrolina
Ex-prefeito e ex-deputado federal, continua politicamente ativo em Petrolina em 2026.
É integrante da mesma família Coelho, cuja origem de poder regional está ligada ao Coronel Quelê. Em 2026 continua participando diretamente de articulações e campanhas políticas locais.
---
O QUE ESSES DEZ CASOS MOSTRAM?
Eles não provam que:
“toda direita descende da nobreza.”
Nem precisam provar isso para que minha hipótese seja discutida.
O que eles demonstram objetivamente é que existem no Brasil contemporâneo casos de continuidade política que atravessam:
Império, nobreza, ministros da Coroa, coronelismo, oligarquias regionais e República contemporânea.
Algumas dessas famílias permanecem politicamente presentes depois de quatro, cinco ou seis gerações.
Isso torna legítima uma pergunta:
quando um regime político termina, quem possuía poder necessariamente desaparece junto com ele?
---
🏰 8. DA ARISTOCRACIA AO CLÃ POLÍTICO
Minha tese pode ser resumida nessa transformação:
AMIGO DO REI
↓
NOBRE
↓
GRANDE PROPRIETÁRIO
↓
CORONEL
↓
CHEFE POLÍTICO REGIONAL
↓
PREFEITO / GOVERNADOR / SENADOR / DEPUTADO
↓
CLÃ POLÍTICO
Isso não significa que todo político contemporâneo tenha essa origem.
Significa que algumas famílias conseguem converter:
patrimônio → relacionamento → capital social → capital político → poder institucional
e repetir o processo durante gerações.
---
⚖️ 9. ONDE ENTRA A DIREITA MODERNA?
Minha leitura é que uma parcela da direita tradicional brasileira pode ser interpretada como herdeira política e cultural de estruturas existentes antes da própria República.
Não exclusivamente através de sangue.
Mas através de:
- patrimônio;
- propriedade;
- sobrenome;
- relações familiares;
- redes políticas;
- influência econômica;
- capital social;
- herança;
- capacidade de ocupar instituições.
O brasão desaparece.
O patrimônio pode continuar.
O título desaparece.
O sobrenome permanece.
A corte desaparece.
As relações de influência podem continuar.
O coronel desaparece.
O clã político pode permanecer.
---
🎭 10. MINHA CONCLUSÃO
É aqui que minha tese se fecha.
Na minha leitura, a ideologia aparece depois da necessidade de preservar o poder.
Primeiro existem:
sangue, família, patrimônio, terra, herança, influência e continuidade.
Depois é preciso construir uma justificativa política para essa continuidade.
Como o direito explícito de sangue deixa de ser aceitável numa República, surge uma nova linguagem.
Misturam-se:
família tradicional, propriedade, mérito, ordem, autoridade, religião, moral, hierarquia e elementos da filosofia clássica.
Aquilo que anteriormente poderia aparecer como privilégio de nascimento passa a ser apresentado como defesa de valores universais.
E esse é o ponto central da minha crítica.
Família não pertence à direita.
Mérito não pertence à direita.
Ordem não pertence à direita.
Propriedade não pertence à direita.
Religião não pertence à direita.
Filosofia grega não pertence à direita.
Virtude não pertence à direita.
Essas ideias são muito anteriores à própria existência da direita moderna.
Na minha interpretação, ocorre uma apropriação seletiva desses conceitos para construir uma justificativa ideológica para uma estrutura de poder que possui raízes muito mais antigas.
A discussão, portanto, não seria apenas filosófica.
Também seria uma disputa pela continuidade do poder.
O regime muda.
O título muda.
O discurso muda.
Mas determinadas famílias continuam atravessando gerações e instituições.
Por isso, minha síntese é:
a Monarquia caiu.
O título desapareceu.
O brasão perdeu seu poder jurídico.
Mas sangue, patrimônio, sobrenome, herança e influência não foram abolidos por decreto.
Minha pergunta final não é se a República acabou com a nobreza oficial.
Isso aconteceu.
A pergunta é muito mais interessante:
quanto daquela estrutura realmente desapareceu — e quanto dela simplesmente aprendeu a falar a linguagem da República?
Ou, resumindo toda a tese em uma única frase:
“o regime mudou, o título mudou, o discurso mudou — mas eu ainda estou aqui.”
📌 ADENDO 1 — JOSÉ SARNEY E A CONTINUIDADE OLIGÁRQUICA
O caso de José Sarney merece um destaque próprio porque ele reúne praticamente todos os elementos centrais da minha tese: linhagem familiar antiga, poder regional, transmissão política entre gerações e conexão com estruturas anteriores à República.
Sarney não nasce politicamente de uma família imperial como Orleans e Bragança, mas sua genealogia alcança famílias tradicionais ligadas à ocupação territorial, cargos públicos e estruturas de poder ainda no período colonial e imperial.
Uma investigação da Agência Pública identificou que Sarney descende da família Coelho Rodrigues, presente na política e na ocupação territorial do Piauí há séculos.
Entre seus antepassados está Manuel de Sousa Martins, o Visconde da Parnaíba, figura central da política piauiense no século XIX e presidente da província durante décadas.
A investigação também rastreou a linhagem até Valério Coelho Rodrigues, chamado de “patriarca do sertão”, proprietário de terras e ocupante de cargos públicos no período colonial. Foram encontrados registros de pessoas escravizadas em sua propriedade.
Ou seja, no próprio Sarney encontramos uma sequência que dialoga diretamente com a analogia:
COLONIZAÇÃO / GRANDES PROPRIETÁRIOS
→ FAMÍLIA TRADICIONAL
→ VISCONDE
→ POLÍTICA IMPERIAL
→ REPÚBLICA
→ JOSÉ SARNEY
→ GOVERNADOR
→ SENADOR
→ PRESIDENTE DA REPÚBLICA
→ FILHOS E DESCENDENTES NA POLÍTICA
Depois de entrar na política, Sarney constrói também seu próprio clã republicano.
Foi deputado federal, governador do Maranhão, senador, vice-presidente e presidente da República. A Câmara registra cerca de 60 anos de mandatos políticos ao longo de sua trajetória.
Seus filhos também chegaram ao poder:
- Roseana Sarney — governadora do Maranhão, senadora e deputada;
- José Sarney Filho — deputado federal e ministro;
- Fernando Sarney — atuação empresarial e influência política.
A força da família foi tão marcante que historiadores, parlamentares e veículos de imprensa frequentemente utilizaram expressões como “oligarquia Sarney” ou “clã Sarney” para descrever sua influência no Maranhão. Em 2005, um artigo de Marco Antonio Villa reproduzido no Diário da Câmara descrevia a família Sarney como exemplo de oligarquia com presença nacional.
Sarney sempre contestou a ideia de controlar o Maranhão como um “feudo”, afirmando que adversários políticos também governaram o estado e rejeitando essa caracterização.
Para minha tese, porém, o ponto mais interessante não é decidir se Sarney “mandava sozinho” no Maranhão.
É observar a continuidade:
família tradicional → antepassado com título imperial → patrimônio → política → República → presidência → nova geração política.
Sarney é quase um estudo de caso completo da pergunta que proponho:
quando o Império termina, as estruturas familiares associadas ao poder realmente desaparecem ou apenas encontram novas formas de existir dentro da República?
---
📌 ADENDO 2 — JOÃO DORIA E A LONGA HISTÓRIA DA FAMÍLIA DORIA
O caso de João Doria também é interessante, mas por outro caminho.
A família Doria possui raízes muito antigas no Brasil colonial.
Há registros de integrantes da família ocupando posições políticas e econômicas desde os primeiros séculos da colonização. A genealogia da família Costa Doria remonta à Bahia colonial e inclui proprietários de engenhos e grandes proprietários.
Um exemplo citado em pesquisas genealógicas é Antônio de Sá Doria, personagem do século XVII ligado à elite econômica de Salvador.
Registros históricos apontam que ele possuía engenhos em Itaparica e pessoas escravizadas.
A relação genealógica específica entre todos os diferentes ramos Doria precisa ser analisada com cuidado, porque sobrenome igual não significa automaticamente descendência direta.
Mas estudos sobre a genealogia de João Doria identificam sua família dentro dessas antigas redes familiares brasileiras. Um artigo acadêmico publicado na revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos menciona especificamente estudos genealógicos sobre João Doria e a antiguidade de sua linhagem familiar no Brasil.
Além disso, a família Doria não aparece apenas recentemente na política.
A Folha documentou três gerações de “Joões Dorias” envolvidas na vida política.
O bisavô de João Doria Júnior, também chamado João Doria, foi vereador e chegou a exercer interinamente a prefeitura de Salvador no final do século XIX.
Depois veio seu pai, João Doria, deputado federal.
E finalmente João Doria Júnior, que se tornou:
prefeito de São Paulo → governador de São Paulo → liderança nacional.
Portanto, temos novamente uma sequência interessante:
ELITE COLONIAL / PROPRIETÁRIOS
→ FAMÍLIA TRADICIONAL
→ POLÍTICA MUNICIPAL
→ DEPUTADO FEDERAL
→ PREFEITO DE SÃO PAULO
→ GOVERNADOR DE SÃO PAULO
No caso da família Doria, existe ainda uma conexão direta com a nobreza imperial em outro ramo importante: Franklin Américo de Meneses Doria, o Barão de Loreto, foi deputado, presidente de província, ministro da Guerra e ministro do Império no último gabinete da Monarquia. Sua esposa era filha do Marquês de Paranaguá e irmã do Conde de Paranaguá. O Arquivo Nacional documenta essas relações.
Isso não significa automaticamente que João Doria Júnior seja descendente direto do Barão de Loreto sem comprovar a ligação genealógica entre os ramos.
Mas mostra algo importante para minha tese:
o sobrenome Doria aparece há séculos associado a propriedade, cargos públicos, política, elite colonial e, em determinados ramos, à própria nobreza imperial.
O ponto interessante não é responsabilizar uma pessoa atual pelos atos de seus antepassados.
É observar a capacidade que determinadas famílias têm de permanecer próximas a centros econômicos e políticos durante períodos extremamente longos.
Por isso, na minha analogia, João Doria representa bem outra forma de continuidade:
o discurso pode ser “gestor”, “empresário”, “novo na política” ou “outsider”.
Mas a genealogia política da família é anterior à sua própria geração.
E isso reforça exatamente minha provocação:
muitas vezes aquilo que se apresenta como “novo” pode estar apoiado em estruturas familiares muito mais antigas do que o próprio regime republicano.