Basilisco


Em algumas descrições, o basilisco é uma serpente fantástica. Plínio, o Velho, o descreve como uma serpente com uma coroa dourada e, no macho, uma pluma vermelha ou negra. Durante a Idade Média era representado como tendo uma cabeça de galo ou, mais raramente, de homem. Para a heráldica, o basilisco é visto como um animal semelhante a um dragão com cabeça de galo; em outras descrições, porém, a criatura é descrita como um lagarto gigante (as vezes com muitas patas), mas a sua forma mais aceita é como uma grande cobra com uma coroa. O basilisco é capaz de matar com um simples olhar. Os únicos jeitos de matá-lo são fazendo-o ver seu próprio reflexo em um espelho, considerando-se que alguém chegue perto o bastante, ou com o canto do galo, que lhe é fatal. Dizem que ele nasce de um ovo de galinha chocado por uma serpente.

Leonardo da Vinci escreveu que o basilisco é tão cruel que, quando não consegue matar animais com a sua visão venenosa, vira-se para as plantas e para as ervas aromáticas e, fixando o olhar nelas, seca-as. O poeta Percy Bysshe Shelley fez também a seguinte alusão ao olhar mortífero do basilisco na sua "Ôde a Nápoles": "(…)Sê como o basilisco, que o inimigo mata por invisível ferimento."

O basilisco era, aliás, muito frequentemente mencionado na literatura. Foi referido em obras de John Gay (The Beggar’s Opera, acto II, air XXV), na novela Clarissa de Samuel Richardson (The Novels of Samuel Richardson, vol. I, London, 1824, p 36) e nos poemas de Jonathan Swift (The Select Works of Jonathan Swift, Vol. IV, London, 1823, p. 27) e de Alexander Pope (Messiah, linhas 81-82). O português Antonio Feliciano de Castilho escreveu sobre uma moura que tinha um olhar que "só se inflama vendo passar por longe algum cristão, e nesses momentos dera ela todos os palácios de safiras, todas as musicas e aromas das sultanas de Córdova, por ter o olhar do basilisco"

No capítulo XVI do Zadig de Voltaire, o basilisco é descrito como um animal muito raro que só pode ser tocado por mulheres.

Os basiliscos são inimigos mortais dos grifos. O parente mais próximo do basilisco é a cocatrice.

O Basilisco citado no livro "Devoradores de Mortos". Considerado o relato mais antigo da Cultura Viking

O Livro "Devoradores de Mortos" escrito por Michael Crichton, retrata a cultura e o quotidiano dos Vikings em 922 DC. Os relatos escritos neste livro, pertencem aos manuscritos de Ibn Fadlan, que conviveu com estes povos durante esse período. Considerado até hoje o registro mais antigo de uma testemunha ocular da vida e da sociedade Viking daquela época. Em um trecho do livro, o nome Basilisco é citado, dando a enteder que seria melhor evitar um confronto direto. Pois assim como acontece na mitologia se você estocar uma espada no basilisco, o veneno percorrerá a espada até alcançar o braço de quem o ataca, tendo que amputá-lo imediatamente para manter seu corpo vivo. A melhor opção seria se aproximar da criatura utilizando um espelho como escudo, pois o melhor meio de espanta-lo é utilizar seu próprio reflexo, caso ele se deparasse com sua imagem refletida poderia ser morto pelo seu próprio olhar. Diálogo encontrado nos manuscritos: "Conto-lhe tudo isto para que diga aos outros que tenham cuidado, pois é um assunto adequado para um basilisco."


O basilisco em Harry Potter

O segundo livro da série Harry Potter da autora J. K. Rowling possui um basilisco. Nele, o monstro teme o canto dos galos e é temido principalmente pelas aranhas. O livro da mesma autora Animais Fantásticos e Onde Habitam afirma que foi o ofidioglota Herpo, o Sujo quem primeiro descobriu que um ovo de galinha chocado por uma rã origina um basilisco. Diz-se que o basilisco de Herpo viveu quase novecentos anos. No ultimo livro da serie , descobre-se que o veneno de basilisco é uma das ferramentas capazes de destruir uma horcrux.


Referências

  • Final Fantasy: Aparecem como monstro em batalhas aleatórias
  • Cavaleiros do Zodíaco: Um dos espectros de Hades, Sylphid, usa a Surplice de Basilisco.
  • No segundo livro de Harry Potter (Harry Potter e a Câmara Secreta) Harry derrota um basilisco com a ajuda de Fawkes a fênix e a espada de Godric Griffindor.
  • No jogo Castlevania: Aria of Sorrow, o Basilisco é um galo com cauda de serpente e olhar petrificante.
  • No jogo Conquer Online 2, o Basilisco é uma serpente que emite raios nos jogadores.
  • No jogo Grand Chase, o Basilisco é um lagarto que emite rajadas de fogo nos jogadores.
  • No jogo Tibia, o Basilisk é um NPC em formato de cobra cercado de mistérios e ligaçoes com Harry Potter e outras mitologias.
  • No jogo God of War: Chains of Olympus, o basilisco é um criatura enviada pelo rei Persa para destruir a região da Attica.
  • No jogo Star Wars The Force Unleashed, o basilisco é um robo usado por "Chop'aa" na cidade das nuvens[Bespin].
  • No jogo World of Warcraft(e suas diferentes versões), o basilisco é semelhante a um crocodilo -com escamas coloridas, variando entre vermelho, amarelo e verde - e é mais facilmente encontrado em zonas desérticas.
  • No jogo Dragonfable o basilisco é um lagarto,semelhante a um dilofossauro,que pode deixar o oponetnte sem jogar por tres turnos
  • No jogo Lineage II o basilisco aparece como um réptil de 6 patas e escamas alaranjadas.
  • No jogo Adventure Quest Worlds o basilisco é uma espécie de lagarto com uma cauda cheia de espinhos
  • No jogo Sonic Colors a nave de combate de Eggman, Egg Nega Wisp, tem a aparência igual a de um Basilisco.

Postagens mais visitadas