Pássaros Mortos

Depois dos casos relatados esta semana nos Estados Unidos e na Suécia, centenas de pássaros foram encontrados mortos por motivos desconhecidos em Faenza, na região italiana da Emília-Romanha. Veja o mapa dos vários casos dos últimos dias.


Segundo a agência noticiosa espanhola Efe, desde domingo que 400 rolas mortas têm aparecido numa estrada perto daquela localidade do Norte de Itália. O caso é semelhante a dois incidentes recentes no Sul dos Estados Unidos e a outro na Suécia.

"Poderá ser efeito de poluição emitida por alguma fábrica, uma doença aviária ou, até, envenenamento", disse Massimo Bolognesi, porta-voz da organização ecologista WWF, ao jornal italiano "La Stampa".

Nos estados norte-americanos do Arkansas e da Louisiana, milhares de aves caíram do céu no sábado e na segunda-feira. Na Suécia, meia centena de pássaros apareceram mortos na quarta-feira em Falköping, perto de Gotemburgo.

Luís Costa, diretor da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), disse à Agência Lusa que pode haver várias explicações para este fenómeno, incluindo os efeitos de "diferenças de pressão súbitas", outros factores meteorológicos, intoxicações ou contaminações.

Segundo dados oficiais do Serviço Nacional de Geologia norte-americano citados pela agência Associated Press, só nos EUA houve 90 casos semelhantes no segundo semestre de 2010; cinco deles envolveram pelo menos mil aves.

A sucessão de casos de mortes de pássaros aparentemente sem explicação está a suscitar grande interesse nos media. O jornal norte-americano "New York Times" registou que o termo mais pesquisado hoje no seu sítio na Internet foi "birds" - "pássaros".


Fonte: http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=1751394&page=-1


Algumas pessoas vêem estes fenômenos como um anuncio do fim dos tempos, outras dizem ser apenas um Frafotskie.

E você, o que acha? . . .

Postagens mais visitadas