2013 inicio do caos


O Papa do fim do mundo

O arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, foi eleito Pontífice em 13 março, após a renúncia do Papa Bento XVI. Ele é o primeiro jesuíta no trono de Pedro. Tanto seu comportamento pessoal, como sua simplicidade, quanto suas decisões políticas, como a limpeza no Banco do Vaticano, atraíram a admiração de milhões de pessoas e acabaram lhe valendo o título de personalidade do ano da revista "Time" - o primeiro latino-americano a ganhar a homenagem. Na Jornada Mundial da Juventude, no Rio, ele surpreendeu ao andar de carro aberto entre milhares de fieis. Suas posições tolerantes sobre temas polêmicos para a Igreja, como a participação de divorciados e o homossexualismo, trouxeram esperanças de reformas mais profundas ao longo de seu papado.
    1

    A mesa de negociação das FARC

    As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e o governo chegaram a um acordo sobre os dois primeiros de cinco passos para um tratado de paz que ponha fim ao conflito interno de meio século. O primeiro ponto foi sobre reforma agrária e o segundo, sobre como garantir participação política aos membros do maior grupo guerrilheiro do país. As negociações são realizadas em Havana e começaram em 2012.
      2

      Golpe no Egito

      Dois anos após derrubarem Hosni Mubarak, os egípcios se dividiram, com muitos deles exigindo a saída de seu primeiro presidente democraticamente eleito, Mohamed Mursi. Membro da Irmandade Muçulmana, Mursi não se dobrou aos militares, desafiou os juízes e gerou insatisfação com as propostas constitucionais - o que foi percebido por militantes pró-democracia como uma islamização da sociedade egípcia. Milhões de pessoas foram às ruas apoiar a decisão do general Abdel Fattah al-Sisi de remover Mursi do poder. Islamistas e membros da Irmandade Muçulmana reagiram e foram massacrados pelas forças de segurança, devolvendo o país ao caos político. Deposto, preso e isolado, Mursi é submetido a julgamento.

        O atentado da Maratona de Boston

        Os Estados Unidos reviveram o trauma dos atentados de 2001, com a explosão de duas bombas na linha de chegada da Maratona de Boston em 15 de abril, deixando 3 mortos e 264 feridos. Investigadores divulgaram as fotos dos irmãos Dzhokhar, então com 19 anos, e Tamerlan Tsarnaev, com 26, os principais suspeitos. Uma caçada humana contra os irmãos de origem chechena terminou com o mais velho morto e o caçula, ferido e preso. Dzhokhar será julgado e a promotoria decidirá se vai pedir a pena de morte.
          5

          Tiroteio em base da Marinha dos EUA

          Um quartel da Marinha americana em Washington foi alvo do atirador Aaron Alexis no dia 16 de setembro. Em uma hora, ele matou 12 pessoas, feriu outras 3 e acabou morto pela polícia. O incidente deixou em choque a comunidade militar americana pela facilidade com a qual Alexis conseguiu uma credencial de acesso e entrou armado. O perfil de Alexis também intrigou: ele havia servido à Marinha e agora trabalhava como terceirizado. Budista devoto e viciado em jogos violentos, apresentava sinais de problemas psiquiátricos, que foram ignorados.

            Espionagem sem limites

            As revelações de Edward Snowden, um ex-técnico da CIA, revelaram um amplo esquema de espionagem americano, que tinha como alvo não só cidadãos como governos estrangeiros. Os documentos foram publicadas primeiro no “Guardian” e depois em outros jornais como O GLOBO, mostrando como a Agência de Segurança Nacional trabalhava com outros quatro países para espionar as comunicações, interceptando cabos de fibra óptica, obtendo dados em cortes sigilosas e influenciando os padrões de criptografia para que estes pudessem ser facilmente quebrados. Líderes mundiais, como Dilma Rousseff e Angela Merkel, e empresas, como a Petrobrás, foram espionados, enfraquecendo o pretexto americano de combater o terrorismo.
              7

              A morte de Chávez

              Hugo Chávez morreu de câncer em 5 de março, poucos meses depois de reeleito, levantando dúvidas sobre o futuro do chavismo na República Bolivariana da Venezuela, que presidiu de 1999 a 2013. Seus últimos meses foram cercados de mistério sobre o seu real estado saúde. Em seu último pronunciamento, pediu votos para Nicolás Maduro, que acabou eleito por uma pequena vantagem. Homem de frases polêmicas, Chávez teve fama internacional redobrada quando, do púlpito da Assembleia Geral das Nações Unidas, chamou o então presidente americano George Bush de diabo.
                8

                Armas químicas na Síria

                Em dois anos de guerra civil, nunca a Síria pareceu estar tão perto de uma intervenção internacional quanto este ano, quando foi denunciado o ataque com armas químicas contra a população. Inspetores da ONU comprovaram o uso de gás sarin nos arredores de Damasco. Pressionado, o regime de Bashar al-Assad acabou aceitando entregar seu arsenal químico para ser destruído evitando uma intervenção estrangeira. O caso sírio destacou o trabaho da Organização para Proibição de Armas Químicas (Opac), que ganhou o prêmio Nobel da Paz deste ano.

                  O acordo iraniano

                  o Irã chegou a um acordo preliminar com o grupo formado pelos cinco membros do Conselho de Segurança da ONU (Rússia, China, EUA, França e Reino Unido) mais a Alemanha sobre o seu programa nuclear. Os iranianos se comprometem a diluir seu estoque de urânio enriquecido a 20% (e que poderia ser usado para a fabricação de armas), mantendo a produção a 5%, o suficiente para gerar energia. Em troca, o Ocidente reduz temporariamente as sanções.
                        40 FATOS DE 2013 QUE VOCE PRECISA SABER  mais não tanto
                      1. Meteorito atingi a Argentina - Sinais no céu, abril 2013

                      2. Terremotos,  impressionantes ocorreram em todo o globo 

                      3. Meteorito atingi a Rússia  

                      4. Fenômenos inexplicáveis - Anomalias da natureza - Morte de peixes e pássaros

                      5. Espionagem Digital, Lei Patriótica, Protestos, Governo Mundial

                      Postagens mais visitadas