sábado, 26 de março de 2011

Habilidades da Síndrome de Savant

Não é só em filmes de super heróis que podemos ver pessoas com as mais incríveis habilidades especiais e capazes de realizar assombrosas façanhas.
Na vida real, estas pessoas existem sim, e são chamadas de Savants.Entretanto, como estas pessoas sofrem da Síndrome de Savant, que é considerada um distúrbio psíquico no qual a pessoa possui uma grande habilidade intelectual aliada a um déficit de inteligência, as habilidades savants são sempre ligadas a uma memória extraordinária, porém com pouca compreensão do que está sendo descrito.

Há ainda muito a ser esclarecido sobre a síndrome de savant. Os avanços das técnicas de imageamento cerebral, entretanto, vêm permitindo uma visão mais detalhada da condição, embora nenhuma teoria possa descrever

exatamente como e por que ocorre a genialidade no savant.

A síndrome de savant afeta o sexo masculino com freqüência quatro a seis vezes maior e pode ser congênita ou adquirida após uma doença (como a encefalite) ou algum dano cerebral. Atualmente existem apenas 25 savants em todo mundo. Dito isto, sem mais vamos ao: TOP 5 PESSOAS COM SUPER PODERES REAIS


1 - O cérebro extraordinário de Daniel Tammet
Daniel é um savant que tem habilidades incríveis com números e aparentemente nenhuma inabilidade social, diferente de todos os autistas savants conhecidos.
Ele pode fazer cálculos com qualquer número de quatro dígitos e outro número com quatro dígitos de cabeça revelando o resultado imediatamente. Ele também pode reconhecer números primos de qualquer tamanho, uma tarefa praticamente impossível até para as calculadoras de mão.
Cada número até 10 mil tem, em sua mente, um formato específico. Ele pode sentir os números e vê-los com cores e formas. Números maiores ele enxerga como se fossem paisagens.
Os cálculos que ele faz não são conscientes, ele diz que as respostas surgem para ele espontaneamente através das imagens mentais dos números que aparecem em sua mente. Ele pratica matemática, mas nem sequer “sabe” disso.
Para comprovar as alegações de Daniel, cientistas deram para ele massa de modelar e pediram que esculpisse as imagens dos números que vê em sua mente, sem falar que o testariam novamente no dia seguinte, solicitando para fazer o mesmo. No dia seguinte modelou os mesmos números, como os vê, de maneira muito similar ao dia anterior.
A explicação para sua habilidade poderia ser chamada “sinestesia cerebral”. Ele nasceu com uma condição crônica e tem ataques epiléticos desde criança. Ele diz que, quando tinha quatro anos de idade, sofreu uma pesada série de convulsões e depois disso surgiram as suas habilidades com os números. É como um curto-circuito que conectou de maneira incomparável a área cerebral que responde aos números com a área que faz o processamento das imagens.
Ele tem respostas emocionais aos números. Ele considera que π é um número particularmente lindo (ele memorizou mais de 22,5 mil casas decimais de π e levou apenas algumas semanas para aprender o número). Quando Daniel foi testado com um aparelho similar ao detector de mentiras, olhando a seqüência das casas decimais de π que teria sido adulterada pelos cientistas (com poucos números que seriam diferentes do π verdadeiro) o aparelho mostrou que ele sofreu severas reações nervosas às pequenas alterações e disse: “Eu estava vendo uma linda paisagem, [o número π], e repentinamente uma montanha que estava ali não estava mais. Como pode fazer isso com algo tão lindo?” Cientistas alegam que ele pode abrir um novo campo de pesquisas.
Daniel fala fluentemente 9 idiomas. Um programa de TV o levou para a Islândia onde aprendeu o idioma local e no qual pôde conversar normalmente em apenas uma semana. Até os próprios habitantes do país dizem que o idioma é confuso e impronunciável. A sua própria instrutora disse que seria impossível aprender islandês em apenas uma semana. Ele disse, em rede nacional de TV, falando o idioma islandês uma semana depois: “Ouvir os nativos falarem islandês é como respirar, portanto para eu mesmo falar é como se tivesse asma.”


2 - Kim Peek, o Google vivo
Kim Peek foi o homem que inspirou o personagem de Dustin Hoffman em Rain Man.
Quando Kim foi diagnosticado com retardo mental, um médico disse ao seu pai que ele nunca conseguiria aprender nada, que deveria ser institucionalizado e esquecido. Mas Kim começou a ler enciclopédias aos quatro anos de idade. E terminou o currículo do High School (2º grau), aos 14 anos.
Conheça as incríveis habilidades de Kim:
- Ele possui memória fotográfica.
- Ele costuma memorizar listas telefônicas inteiras.
- Sabe, de cada cidade dos EUA, quais são todas as suas estradas, estações de TV, códigos de área, códigos postais, etc.
- Sabe também da história de todos os países.
- Conhece toda a árvore genealógica e todos os detalhes da vida de todos os presidentes dos EUA.
- Lembra-se de todas as realizações da NASA.
- Páginas de livros que podemos ler em 3 minutos ele lê em 8 ou 10 segundos. Ele utiliza um olho para ler cada página simultaneamente.
- Kim sabe qual foi o dia da semana de qualquer data passada. Por exemplo, se perguntarmos que dia da semana foi 27 de março de 1977, ele responderá que foi um domingo.
- Finalmente, parece que ele mantém em sua mente tudo o que ele lê. Já memorizou mais de 12 mil livros.
Mesmo com todas estas habilidades, ele não consegue sequer escovar os dentes sozinho, pois sofre de autismo. Têm um comportamento infantil e não forma laços sociais como os adultos. Kim é um autista savant, pois possui habilidades especiais, como ocorre com poucos autistas.

3 - Leslie Lemke
Tocou aos 14 anos com perfeição o Concerto nº 1 para piano de Tchaikovsky, depois de ouvi-lo pela primeira vez enquanto escutava um filme de televisão. Lemke jamais tinha tido aula de piano, é cego, mentalmente incapacitado e tem paralisia cerebral.

4 - Richard Wawro
O escocês Richard Wawro é reconhecido internacionalmente por seus trabalhos artísticos. Um professor de arte (Londres), quando Wawro era ainda criança, descreveu-o como incrível fenômeno, com a precisão de um mecânico e a visão de um poeta. Wawro é autista.

5 - Alonzo Clemons
Alonzo Clemons pode criar réplicas de cera perfeitas de qualquer animal, não importa quão brevemente o veja. Suas estátuas de bronze são vendidas por uma galeria em Aspen, Colorado, e lhe deram reputação nacional. Clemons é mentalmente incapacitado.